Salinópolis e Marajó recebem ações que fazem parte da operação verão 2024 do Governo do Pará.
Neste último final de semana de julho, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) intensificou as ações da Operação Verão 2024, com educação sanitária e orientação sobre a gripe aviária em Soure e Salvaterra, no Marajó, e Salinópolis, na região nordeste do Estado.
Veranistas que aproveitam para curtir as praias do Atalaia, Farol Velho, Ponta do Espadarte e praia da Corvina em Salinópolis, recebem orientação sobre prevenção de zoonoses, doenças transmitidas por animais aos seres humanos com ênfase à Gripe Aviária e também sobre consumo de produtos de origem animal e vegetal com selo de inspeção, trabalho de competência da Adepará que garante a segurança alimentar.
Disseminação da informação- A funcionária pública Cristiana Nunes, avalia como positiva as ações educativas do Governo do estado nas praias. Segundo ela, as informações ajudam a sensibilizar as pessoas para a prevenção de doenças e o consumo de alimentos seguros e de qualidade. “É a primeira vez que estou recebendo uma ação educativa sobre consumo de alimentos de origem animal e vegetal aqui na praia. Isso é um cuidado com a saúde da população, é a partir da informação e da educação que a gente vence e faz uma sociedade melhor”, afirmou a funcionária pública.
ADEPARÁ intensifica as ações da Operação Verão no Marajó
Pelo segundo ano, as ações educativas aconteceram no arquipélago do Marajó. Na travessia da balsa de Salvaterra-Soure, os fiscais e agentes da Adepará aproveitaram o fluxo intenso de visitantes para distribuir o material informativo sobre gripe aviária e produtos inspecionados. Na praia do Pesqueiro, uma área de conservação ambiental, a ação contou com a parceria do Corpo de Bombeiros, Iterpa e ICMbio.
“Nós abordamos em média 60 veículos, incluindo ônibus, vans e carros particulares trazendo turistas e banhistas. Na abordagem, orientamos sobre a Gripe Aviária e a aquisição de produtos com selo de inspeção municipal, estadual ou federal. A inspeção sanitária garante que o produto é seguro para o consumo, minimizando riscos à saúde da população. Então, é fundamental adquirir produtos com certificação”, destacou a fiscal agropecuária Andressa Scafi, que atua no arquipélago.
Ações integradas - Para o Diretor-geral da ADEPARÁ, Jamir Macedo, a participação da Agência de Defesa Agropecuária na Operação Verão 2024, em conjunto com os demais órgãos do Governo do Estado, mostra o compromisso na prestação de um serviço veterinário oficial estadual de excelência.
"O Pará possui três rotas de aves migratórias, em que caracteriza um potencial vetor de disseminação da doença e é preciso que a população fique alerta ao ver aves com algum tipo de sintoma ou com características diferentes da habitual, e comunique imediatamente a ADEPARÁ. Além disso, é importante o consumo de alimentos seguros que tenham o selo do registro do serviço de inspeção. Isso significa que o produto passou por um processo de inspeção desde a produção na propriedade rural até a manipulação e elaboração dentro da indústria, comercialização até a chegar a mesa do consumidor. É extremamente importante o que a agência está fazendo e nada melhor do que o período do veraneio para orientar a população”, ressaltou.