Fiscais agropecuários da ADEPARÁ participam de workshop sobre a prevenção à raiva em Curuçá

Enviado por rosa.cardoso em Sex, 09/08/2024 - 15:21

Evento reuniu instituições parceiras e sociedade civil organizada que discutiram o fortalecimento do SUS na prevenção à ocorrência de raiva na região Amazônica

 

 

Fiscais Estaduais Agropecuários, médicos veterinários, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) participaram, nos dias 07 e 08 de agosto, no município de Curuçá, do “I Workshop Risco da Raiva na Amazônia Brasileira: fortalecimento do SUS na investigação às agressões por morcegos”.

Realizado pelo Instituto de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal, o evento faz parte do projeto de pesquisa “Análise de risco da raiva na Amazônia brasileira”, que está sendo desenvolvido pela UFPA no município de Curuçá, na Região de Integração Rio Guamá.  O estudo aborda a importância de entender e mitigar os riscos da raiva na região amazônica, contribuindo para a saúde pública e a segurança das comunidades locais.

 

O evento reuniu em Curuçá, representantes de instituições federais, estaduais, municipais e representantes da sociedade civil organizada, com objetivo de prevenção à ocorrência da raiva humana, medidas educativas e vigilância. No total, estiveram presentes representantes de 15 instituições que, através de discussões e diálogos, trataram sobre a temática, além de estruturar um Grupo de Trabalho para as futuras ações.

Na ocasião, foi elaborado um Plano de Ação com vistas à modernização das ferramentas de gestão aplicadas à vigilância e controle da raiva na região.

“O Plano de ação está fundamentado em análise de risco, contemplando ações compartilhadas entre os gestores e executores de saúde humana e animal, bem como de lideranças locais, fortalecendo a prevenção à raiva no município”, explicou Glaucio Galindo, gerente do Programa Estadual da Raiva dos Herbívoros, que realiza a prevenção, monitoramento e controle da raiva em animais de produção pecuária no território paraense.

 

 

Ação integrada - O Plano de Ação inclui medidas estratégicas, como a criação de programa interinstitucional de educação sanitária e ambiental; o estabelecimento de um plano de comunicação interinstitucional e comunitário; capacitação de profissionais em saúde; criação de programa de multiplicadores nas comunidades; criação do Plano de enfrentamento para ocorrência de eventos relacionados à raiva; criação de consórcio intermunicipal para políticas públicas em saúde.

Pela ADEPARÁ participaram os Fiscais Estaduais Agropecuários (FEAS) Gláucio Galindo, Cleane Pantoja, Eloísa do Carmo, Ingrid Toda e Khrisna Tabosa.

Instituições parceiras - UFPA, ADEPARÁ, SESPA, EMATER, IEC, ICMBio, Prefeitura de Curuçá por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Turismo, Meio Ambiente e Pesca, Colônia de Pescadores de Curuçá, COPRIMAR, RARE, CONFREM e AUREMAG.