A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) por meio da Unidade de Certificação Fitossanitária de Origem (UCFO) promove, de 02 a 06 de Setembro, em Santarém, o Curso de Certificação Fitossanitária de Origem - CFO.
Voltado para engenheiros agrônomos interessados em se habilitar como responsáveis técnicos na emissão desses certificados para pragas quarentenárias dos citros e da mosca-da-carambola.
As certificações são documentos emitidos nas propriedades ou nas unidades de beneficiamento para atestar a condição fitossanitária de plantas ou de produtos vegetais, seguindo normas do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Os documentos são fundamentais para a emissão da Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV), que é exigida na exportação de frutos.
De acordo com Gleicilene Brasil, fiscal agropecuária que coordena a Unidade de Certificação Fitossanitária de Origem (UCFO), o curso tem como público alvo os Engenheiros Agrônomos que atuam em instituições públicas, particulares e também os profissionais autônomos. O objetivo é capacitar esses profissionais. “A realização do curso visa habilitar os agrônomos para realizar a Certificação Fitossanitária de Origem e ainda acompanhar, levantar e controlar problemas de ordem fitossanitária em propriedades rurais que cultivam espécies hospedeiras dessas pragas, que provocam impacto econômico e social na agricultura”, explicou.
Estão sendo ofertadas 30 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 02 de setembro de 2024. Para se inscrever acesse aqui o formulário de inscrição . Os interessados devem ter registro no CREA e encaminhar a cópia da carteira do Conselho e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição pelo email certificacaoadepara@gmail.com
O curso será ministrado pelo Fitopatologista Dr. Miguel Alves Júnior, professor do Campus da UFPA em Altamira; pelo Auditor Fiscal Federal Agropecuário, Milton Leite Alves da Cunha, da Superintendência Federal de Agricultura no Pará SFA/Mapa; e pelos Fiscais Estaduais Agropecuários Engenheiro Agrônomos Clara A. Correa Brandão, Gleicilene Brasil de Almeida, Rosa de Fátima Feliz Cavalcante e Wilson Emilio Saraiva da Silva.
A carga horária é de 40 horas/aulas e para a emissão do certificado o participante precisa ter 100% de frequência e aproveitamento mínimo de 75% na avaliação para ser aprovado.
Certificação Fitossanitária - A Unidade de Certificação Fitossanitária de Origem (UCFO) da ADEPARA tem por objetivo garantir a sanidade e o livre trânsito de produtos de origem vegetal. A UCFO faz o cadastro das Unidades Produtivas das propriedades e realiza cursos de habilitação na emissão de CFO e CFOC.
Os produtores rurais devem cadastrar as propriedades na ADEPARÁ de seu município, para comercializar seus produtos no território nacional e também para outros países. Para emitir os documentos de trânsito, o produtor deve ter cadastro no Sistema de Gestão Agropecuária (SIGEAGRO).
Os responsáveis técnicos habilitados por meio do curso de CFO enviam mensalmente os relatórios de Levantamento de Detecção para a praga quarentenária da mosca da carambola à UCFO.
SERVIÇO:
Curso de Certificação Fitossanitária - CFO e CFOC - 02 a 06 de Setembro de 2024, no Sindicato Rural de Santarém (SIRSAN)
INSCRIÇÕES: Até 02 de Setembro de 2024
Requisitos: Exclusivo para Engenheiros Agrônomos, com registro no CREA (cópia da carteira do CREA via e-mail).
Comprovante de Pagamento da Inscrição (via e-mail).
E-mail: certificacaoadepara@gmail.com
Celular: (91) 99392-3399
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 274,69
PAGAMENTO DA TAXA:
BANPARÁ - Agência nº 015 e Conta Corrente nº 54.414-0
Banco do Brasil - Agência nº 1674-8 e Conta Corrente nº 11.568-1
Boleto via Sistema SIGEAGRO (emitido nas Unidades Locais da ADEPARÁ)